Boletim Henko Edição:11
30/03/2023
Nesta edição apresentaremos as principais mudanças que irão acontecer nos setores de Controladoria e Faturamento.
Ler agora!O Projeto Henko tem uma identidade própria com a frase “Transformar para Evoluir” que representa e reforça o significado da palavra japonesa “Henko”, (mudança transformadora que impossibilita o retorno ao estado inicial), conceito que define o que é o projeto.
Esta iniciativa tem a missão de implantar uma ferramenta de gestão integrada denominada ERP (Enterprise Resource Planning), com o objetivo principal de gerar a integração dos nossos processos com agilidade, informações centralizadas e relatórios de suporte à gestão.
A solução escolhida foi SAP S/4Hana, um marco, uma quebra de paradigmas rumo ao desenvolvimento, incluindo a COOPADAP na elite da alta tecnologia em software de gestão com os processos mais modernos do mundo.
Nessa jornada, os colaboradores precisam caminhar lado a lado dispostos à inovação e à superação dos desafios. As lideranças têm o papel central em gerar mobilização e o comprometimento, aliado ao envolvimento e apoio dos cooperados. É a soma do esforço de todos que produzirão resultados extraordinários para um legado de sucesso.
O time do Projeto Henko segue engajado com a proposta de fazer da COOPADAP um lugar ainda melhor para se trabalhar. Conheça a equipe!
Consultor MM Nexta
Consultor FI Nexta
Key USer
Consultor PP Nexta
Analista de Sistemas
PMO Nexta
Líder de Projeto
Key User GATEC
Key User
Consultor PM/QM Nexta
Key User
Key User
Consultor CO Nexta
Gerente Projeto Nexta
Key User
Gerente de Projetos COOPADAP
Key User
Consultor SD Nexta
Analista de TI
Key User
Key User
Consultor FI Nexta
Key User
Sponsor Superintendente
GMO - Coopadap
Key User
Key User
Key User
Key User
Key User GATEC
GMO - Coopadap
Key User
Key User
Consultor SD Nexta
Analista de Sistemas
Diretor equipe projeto Nexta
Key User
GMO - Dynamica Consultoria
Key User
PMO e Key User
Key User
Key User
Consultor PP Nexta
Key User
Key User GATEC
Key User
Key User
Key User
Key User
Analista de TI
Surgiu da necessidade da cooperativa ter um sistema que integre de forma efetiva e ágil os seus processos, o que resultará em confiabilidade e rapidez na geração de dados e nas tomadas de decisão, apoiando o seu crescimento.
Os usuários-chave são os colaboradores selecionados em seus setores, que junto com os consultores especialistas, irão estruturar o novo sistema e o novo modelo de trabalho. Dessa forma, deterão maior parte do conhecimento, e serão incumbidos, futuramente, de multiplicar conhecimento dentro de seu setor e apoiar a cooperativa na fase de implantação e sustentação do novo sistema.
Os critérios utilizados nessa escolha foram o conhecimento, a experiência e a disponibilidade para dedicação integral.
A expectativa é que dure cerca de 17 meses a partir de janeiro de 2022.
Haverá uma etapa de treinamento de todos os colaboradores envolvidos e posterior suporte, garantido que toda a cooperativa tenha acompanhamento, informação e conforto na mudança.
O sistema não tem prazo de validade, pois ele evolui e se atualiza de acordo com as transformações do mercado e nas organizações em nível mundial.
A interatividade se dará a partir dos Usuários chave que solicitará apoio/consulta com as áreas em demandas específicas.
No momento da implantação, os Usuários chave serão os grandes conhecedores do sistema e estarão prontos para sanar dúvidas. Haverá também suporte técnico e a equipe de TI estará capacitada a atender. E por fim, se necessário, haverá um pacote de serviços diretamente com a SAP. Na fase de implantação haverá um plano de comunicação com todas as informações sobre suporte, modo de operação e contatos.
Através da etapa de testes que se iniciou em agosto/2022, e é composta por 2 fases:
1ª Fase: são realizados os Testes Unitários, quando o usuário chave passa a ter o primeiro contato com as telas do sistema e testa tudo o que foi configurado.
2ª Fase: são realizados os Testes Integrados, que podem ser compostos de 2 a 3 ciclos, em que os usuários chaves testam os processos integrados entre todas as áreas da cooperativa, da entrada da solicitação de um serviço ou produto até a sua entrega aos cooperados e clientes. Tudo é testado e corrigido nesta etapa.
Como vem sendo divulgado nos boletins, a data de implantação, também chamada de “virada”, do novo sistema é 03/04/2023.
Através de um plano de treinamento que será elaborado, definindo os cursos, o cronograma e os colaboradores a serem treinados. Haverá uma divulgação maciça do calendário e as convocações, com todo o suporte para o aprendizado.
Dentro do cronograma está prevista uma ação em cada departamento para contar o que irá mudar. O Gerente do projeto juntamente com o usuário chave responsável, farão uma apresentação sobre as mudanças no departamento e esclarecer as dúvidas, uma fase de preparação muito importante. Em breve será divulgado o calendário.
Sim, a equipe de TI COOPADAP está sendo treinada e preparada através de treinamentos da SAP. Outro fator importante será o acompanhamento de toda equipe no projeto para adquirir experiencia. Além disso, buscaremos um suporte para futuras melhorias ou novas tecnologias.
É a fase do projeto em que os usuários chaves testam o dia a dia da COOPADAP, simulando todas as atividades, como por exemplo, a prestação de um serviço ao cooperado, a venda de um produto ou insumo, o faturamento, a requisição de compras, sempre com a visão da integração de todos os processos.
Os Testes Integrados serão realizados de acordo com o cronograma estabelecido em 2 a 3 ciclos/etapas. Todos os processos serão testados com o objetivo de identificar o que está em bom funcionando e o que não está. É normal que os erros ocorram nessa fase para que sejam corrigidos e o sistema aprimorado até o último ciclo/etapa de teste.
O responsável pela realização dos testes será o usuário chave do processo com apoio do consultor especialista. Mas, à medida que os testes evoluírem, os colaboradores das áreas poderão ser chamados a participar e contribuir com a realização.
Haverá uma fase treinamento, na qual os colaboradores terão os cursos específicos de sua área, de acordo com um calendário que será divulgado previamente.
A fase de treinamento está prevista para iniciar na 2ª quinzena de janeiro/2023, prosseguindo durante os meses de fevereiro e março.
Todos os cursos terão um material de estudo que será utilizado durante o curso e será um guia para o usuário pós-implantação.
São os documentos em que estão definidos os desenhos dos processos da empresa dentro do SAP S/4Hana . É o resultado do entendimento do consultor especialista (funcional) dos processos e como será o desenho do futuro sistema. Após a aprovação da empresa, serão base para a configuração.
É o conjunto dos dados cruciais para qualquer negócio, armazenados em sistemas e utilizados por diferentes setores da empresa. São divididos em 4 grandes categorias:
1 - Pessoas: clientes, fornecedores, parceiros;
2 - Localidades: matriz, filiais, cidades, estados, endereços;
3 - Coisas: produtos e serviços;
4 - Organizacionais: estrutura organizacional, estruturas de vendas, centros de custo, plano de contas, listas de preços.
É todo o trabalho necessário para a realização de um projeto Ele reúne informações relevantes como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos. Estabelece os limites do projeto e os critérios de validação e aceitação das entregas.
Relação entre entidades comerciais estabelecendo a troca de experiência e viabilização de negócios, tais como bancos, clientes e fornecedores, entre outros.
É o processo de identificação e correção de falhas em registros e dados incorretos, imprecisos ou comprometidos. O objetivo é garantir a validade, precisão, consistência e uniformidade dos cadastros. A partir desse saneamento, cria-se um fluxo de trabalho para novos cadastros, envolvendo setores e pessoas de forma organizada.
É a ferramenta utilizada durante todo o ciclo de vida do projeto SAP/4Hana. Suporta-o desde a fase de realização até a entrada em produção e pós-implantação. Ela habilita o acesso a ferramentas, metodologias e conteúdos durante a avaliação, implementação e operação do sistema. Possui também a função de repositório (biblioteca) dos documentos do projeto. Conta ainda com o ITSM, que é uma funcionalidade do SOLMAN para controlar os chamados abertos (suporte) durante e após a implantação.
São os profissionais da empresa, cada um dentro da sua especialidade, escolhidos em comum acordo entre a gerência da área e os patrocinadores do projeto para serem cedidos e participarem da equipe de implantação do projeto. São responsáveis por uma série de atividades, entre elas, definir e validar as soluções de processo.
Reunião de levantamento de dados com o objetivo de entender os processos da empresa (clientes) pelos consultores especialistas.
São perfis de autorização atribuídos aos usuários para acesso ao sistema SAP. O conjunto de perfis atribuídos normalmente configuram uma determinada função dentro da organização. Por exemplo, são definidos os perfis de acesso para o usuário com a função de analista de contas a pagar, para o usuário com a função de supervisor de contas a pagar e receber, para o usuário com a função de gerente financeiro e assim por diante.
É uma empresa de origem alemã distribuidora de produtos e serviços para sistemas colaborativos de negócios. Também é o nome do software de gestão por ela desenvolvido, hoje denominado SAP S/4Hana.
É uma metodologia desenvolvida pela empresa SAP projetada para guiar as empresas desde o planejamento até a implantação do SAP S/4Hana. Em seu núcleo, o Activate concentra-se em torno de 3 pilares principais: melhores práticas, configuração guiada e metodologia e consta de 5 fases:
1 - Prepare: Condução da preparação e planejamento do projeto. Nesta fase o projeto é apresentado aos principais envolvidos, diretoria, lideranças e usuários chave na reunião de lançamento, conhecida como Kick off;
2 - Explore: Baseado nas “Melhores Práticas” a equipe do projeto apresenta o conjunto de funcionalidades e por meio de workshops (denominados Fit/GAP Analisys) valida a sua aplicação nos negócios do cliente. Como resultado destas sessões, captura-se os requerimentos e identifica-se e priorizam-se os requerimentos de negócio não atendidos;
3 - Realize: A equipe do projeto constrói o ambiente completo baseado nos requerimentos de negócio, seja na adoção das “Melhores Práticas”, na complementação da configuração com componentes standard (padrão) do sistema e com os desenvolvimentos (necessidades específicas do negócio) aprovados;
4 - Deploy: A equipe do projeto prepara o ambiente de produção para receber todos os dados necessários para a operação e posterior sustentação;
5 - Run: O sistema entra em operação e a equipe de projeto faz a transição através da operação assistida para time de sustentação.
Esta etapa do projeto é composta pelas atividades de Configuração, Desenvolvimentos e Testes Unitários:
• Configuração: são as atividades realizadas pelos consultores especialistas nos módulos do SAP/4Hana. É como fazer o modelo ou desenhar e finalmente, construir os processos da empresa dentro do sistema. As configurações são realizadas com base nos workshops, ou seja, nas reuniões de levantamento de dados que foram realizadas entre os usuários chave e os consultores especialistas com o objetivo de entender os processos da cooperativa;
• Desenvolvimentos: apesar de existirem processos nativos do sistema, chamados de standard, existe a equipe de desenvolvedores para a implementação, explicando e trabalhando junto com os usuários chave para que compreendam como ele funciona e ir configurando o sistema para aquele negócio. Outra modalidade, é por meio da customização, ou seja, neste caso, a empresa que adquire o sistema solicita adaptações para que ele atenda às necessidades de setores específicos, que muitas vezes o modelo tradicional (standard) não comporta.
• Testes Unitários: são os testes mais básicos, que validam aquilo que está sendo construído ou alterado dentro do sistema, normalmente feito por um especialista desenvolvedor ou de maneira automática. É o início dos testes de verificação, para avaliar se o que foi configurado está em pleno funcionamento.
Esta etapa do projeto é composta pelas atividades de Testes Integrados e Treinamentos:
• Testes Integrados: simulam a adequação da solução construída para a operação da empresa e são um dos pontos mais relevantes da implementação do ERP com a finalidade de mitigar os riscos de implementação. Os testes são realizados em ciclos e devem utilizar massas de dados simulados e dados reais, conforme o nível de preparação de dados. A realização de testes se compõe de três processos principais: planejamento, execução e correção de defeitos. Sem aprovação dos resultados dos testes integrados, uma empresa não deve fazer o Go Live;
• Treinamentos: esta etapa é dedicada ao treinamento do usuário final, que exige planejamento, realização e mensuração dos resultados. Para que esta ação aconteça são definidos dos cursos, a identificação dos usuários finais, a elaboração da grade de treinamentos, dos materiais e avaliação dos cursos, o cronograma, a comunicação efetiva e a preparação dos instrutores para garantir a preparação de todos os envolvidos para a entrada em produção do ERP.
Desvendar o mundo SAP e suas siglas é o início de nossa jornada de conhecimento, uma porta que se abre para um universo de novidades e “sopa de letras”. Nesta edição vamos compartilhar os módulos da solução SAP/4HANA, apresentar o que cada módulo realiza e uma ideia inicial dos processos e das atividades envolvidas.
CO - CONTROLADORIA: abrange os movimentos de custos e das receitas da empresa. Para alcançar a sua finalidade, o módulo SAP CO inclui diversas funcionalidades: contabilidade de classes de custo, centros de custos, controle de custos do produto, análise de rentabilidade, avaliação do lucro ou prejuízo e orçamento.
FI - FINANCEIRO E CONTABILIDADE: é responsável por seguir todo o fluxo de dados financeiros da empresa de maneira controlada e integrar todas as informações, o que resulta em decisões estratégicas para a gestão. Para isso, o módulo SAP FI inclui diversas atividades, como a criação da estrutura organizacional, configurações globais da contabilidade financeira, contas a pagar, contas a receber, contabilidade geral e tesouraria.
MM - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: permite o gerenciamento de materiais e de estoque. O objetivo principal do SAP MM é garantir que os materiais da empresa, que vão desde um equipamento industrial ou de TI, peças de manutenção, insumos até materiais de escritório, sejam mantidos em quantidades programadas e sem faltas. Além disso, esse módulo também contribui para que os profissionais envolvidos nas compras desses materiais realizem suas atividades com planejamento e economia.
SD - VENDAS E DISTRIBUIÇÃO: seu objetivo dar suporte às atividades de vendas e distribuição de produtos e serviços, da consulta ao pedido à finalização com a entrega. Permite monitorar uma infinidade de atividades tais como consultas de produtos, cotação (pré-venda), gestão de pedidos, preços, programação de entregas (vendas), saída de mercadorias, remessa de produtos para clientes, entrega de produtos e cobrança. Possui um alto nível de complexidade e integração com todos os processos descritos acima e vários módulos estão envolvidos, como FI (Financeiro e Contabilidade), CO (Controladoria), MM (Administração de Materiais) e PP (Planejamento de Produção).
PM - PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO: faz o gerenciamento de todas as atividades de manutenção. Na prática, envolve um conjunto de atividades que incluem inspeção de equipamentos, manutenção corretiva e preventiva, reparos e outras medidas para manter o sistema técnico e operacional da empresa em pleno funcionamento.
PP - PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO: tem como objetivo planejar e gerenciar a produção, que na cooperativa envolve processos muitos específicos em áreas como o Lavador e Grãos, entre outras. Ele funciona em conjunto com Vendas (processos integrados) para que seja possível fazer o planejamento de vendas, de distribuição de produtos, de necessidades de materiais, de custos de produtos, entre outros.
QM - GESTÃO DA QUALIDADE: contribui de maneira estruturada para o gerenciamento da qualidade de processos e produtos. Para alcançar sua finalidade o módulo QM atua integrado com diversos outros processos: aquisição e vendas, planejamento e produção, inspeção e controle e gerenciamento de auditorias.
O Projeto Henko vem se desenvolvendo desde 2021 e para recebê-lo, o espaço do Cooper foi adaptado e já acolhe a equipe dedicada à construção do novo ERP.
Com o Kick off promovido em 13 de janeiro, e o projeto em curso, a equipe responsável pela Gestão de Mudanças está aberta a responder dúvidas e facilitar esse momento. Venha tomar um café com a gente!