A G8 foi fundada no final do ano de 2001 pelas famílias Tamekuni, Sakuma, Nakamura, Tanaka e Morita, cooperadas à Coopadap (Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba), com o intuito de produzir alho na cidade de São Gotardo-MG.
Ao longo dos anos, a G8 diversificou as culturas por meio da produção de soja, milho, trigo e cebola e, no ano de 2012, aumentou a área de plantio, atuando também na cidade de Cristalina-GO, mas sempre produzindo alho como produto principal.
A cafeicultura no grupo teve início em 2019, na Fazenda Triunfo, localizada no município de Pratinha-MG e, desde então, a G8 tem se dedicado à produção dessa linda cultura de sabores e aromas diferenciados
Este lote foi classificado em primeiro lugar na categoria Cereja Descascado no concurso Coopadap – Etapa Região do Cerrado Mineiro e estará na Finalíssima Regional do concurso da mesma região.
Produzido pelo grupo G8 Agrícola, composto pelas famílias Tamekuni, Sakuma, Nakamura, Tanaka e Morita, na fazenda Triunfo, a uma altitude de 1.200 metros, trata-se de um café arábica da variedade Catiguá MG2, processado pelo método de seca Cereja Descascado.
As principais nuances desse café são:
A Coopadap é uma das sete cooperativas, juntamente com associações, que compõem a Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro. A Região do Cerrado Mineiro ostenta o selo de Denominação de Origem, que caracteriza o território por produzir um produto com características únicas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar.